Notícias

Soja: produtor colhe 96 sacas por hectare com cultivar da TMG no RS

15 de Setembro de 2014

 O produtor sulista Mauro César Stertz foi considerado um dos recordistas de produtividade de soja no Brasil com a marca de 96,18 sc/ha. O plantio foi colhido na safra 2013/14 em sua propriedade em Boa Vista do Incra, no Rio Grande do Sul. O sojicultor alcançou o resultado com a cultivar da Tropical Melhoramento & Genética, TMG 7262 RR, que possui a Tecnologia Inox, responsável por atribuir resistência à ferrugem asiática. O resultado foi apresentado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que promove o Desafio de Máxima Produtividade de Soja.


A tecnologia Inox, aliada ao uso correto de fungicidas, é uma excelente ferramenta na mão do produtor, pois se o manejo químico não acontecer como o esperado, ela possibilita que a planta conviva com a doença no campo. Mauro Stertz pôde comprovar que com a escolha adequada da cultivar e atenção ao manejo do solo é possível alcançar grandes resultados de produtividade. Conforme o produtor, que utiliza a TMG 7262 RR há dois anos, o solo teve a área corrigida, recebeu rotação de cultura e de raiz e ainda o tratamento de sementes e uso de fungicidas, inseticidas e herbicidas. Stertz alcançou o desempenho com a soja irrigada.

O sojicultor também destaca algumas características da cultivar que, segundo ele, tem proporcionado boas produtividades consecutivamente. “Além da tolerância excelente à ferrugem, a cultivar engalha bem, enraíza bem e produz grande número de vagens”, explica. Além da ferrugem asiática, a TMG 7262 RR possui resistência ao cancro da haste, mancha olho-de-rã, podridão radicular de fitófora e resistência moderada ao oídio. A Tecnologia Inox foi totalmente criada e desenvolvida pela Tropical Melhoramento e Genética – TMG aqui no Brasil para facilitar o dia a dia no campo dos produtores que sempre tiveram problemas com a doença.

A empresa – A Tropical Melhoramento & Genética é uma empresa de capital nacional dedicada à criação e ao desenvolvimento de novas cultivares de soja e algodão. Sua sede é em Cambé (PR) e possui filial em Mato Grosso. A TMG sempre busca desenvolver soluções para o homem do campo, conferindo tecnologias aos seus materiais para que eles desenvolvam todo o seu potencial produtivo e acredita que cultivares sadias e resistentes às doenças possibilitam melhores resultados.

Por Agrolink com informações de assessoria

Mais Notícias

Aguarde, buscando...