Notícias

TMG apresenta solução para lagartas e ferrugem asiática em novas cultivares de soja

17 de Setembro de 2014

 A Tropical Melhoramento & Genética, TMG, tem em seu portfolio diversas cultivares de soja para a região sul do Brasil e duas delas, a TMG 7060 IPRO e TMG 7062 IPRO possuem em sua genética dois grandes diferenciais, a Tecnologia Inox, com resistência à ferrugem asiática e a Intacta RR2 PRO™, resistente às lagartas e ao glifosato. Elas são as únicas no mundo dotadas destas duas tecnologias em uma única cultivar.

As cultivares, além da auto proteção genética, apresentam alto potencial produtivo. O diretor executivo da TMG, Francisco Soares, destaca que ferrugem e lagartas são hoje os principais problemas da sojicultura na região Sul. “Para ajudar o produtor, a TMG se empenha em desenvolver cultivares que são verdadeiras ferramentas de combate e controle destes inimigos. Essas soluções tecnológicas possibilitam ganho de produtividade, redução de custo, garantia de produção e facilidade no manejo de fatores restritivos à lavoura”.
Especificamente sobre a Tecnologia Inox, esta desenvolvida pela TMG, Soares conta que as cultivares são adaptadas às condições de clima e de solo da região Sul, ou seja, o produtor tem o controle da ferrugem em suas mãos. “O gene resistente à ferrugem presente nas cultivares Inox permite à planta maiores condições de conviver com a doença no campo. Caso o controle cultural e químico escapem das mãos, a planta Inox estará protegida pelo gene. E é exatamente esta proteção extra das cultivares Inox que proporciona maior tranquilidade e segurança ao produtor”.
Já a tecnologia Intacta RR2 PRO™ apresenta excelente proteção contra as principais pragas da cultura da soja. Confere também tolerância ao herbicida glifosato. “Esta tecnologia traz algumas vantagens aos agricultores como flexibilidade no período de controle de plantas daninhas, efetivo controle de gramíneas e folhas largas, sem deixar de lado o respeito ao meio ambiente, já que a utilização da soja Intacta proporciona redução no consumo de água, de combustível, na emissão de CO2 e no uso de produtos químicos”.
Preocupada com o futuro da cadeia produtiva no Brasil, a TMG está sempre um passo a frente nas pesquisas, principalmente no desenvolvimento de um portfolio de cultivares que atende às necessidades dos produtores. Soares ressalta ainda que para os próximos anos a TMG colocará no mercado outras tecnologias com o intuito de aumentar o potencial produtivo das lavouras de todo o País, sempre facilitando o dia a dia no campo.
A empresa - Tropical Melhoramento & Genética é uma empresa de capital nacional dedicada à criação e ao desenvolvimento de novas cultivares de soja e algodão. Sua sede é em Cambé (PR) e possui filial em Mato Grosso.

Por Kassiana Bonissoni - Assessoria de Imprensa TMG Jornalista – DRT/PR 8000

Mais Notícias

Aguarde, buscando...